CONSULTAS

CARDIOLOGIA

A Cardiologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento das doenças que atingem o coração e os vasos sanguíneos.

 

As doenças cardiovasculares são no nosso país a principal causa de morte e uma importante causa de morbilidade.

 

A doença aterosclerótica, coronária (enfarte do miocárdio, angina de peito), cerebral (A.V.C.) e periférica, é mais frequente nos indivíduos com factores de risco como o tabagismo, a hipertensão arterial, a dislipidemia, a diabetes, o sedentarismo. A prevenção cardiovascular, traduzida na correcção desses factores de risco, é fundamental para a redução da incidência dessa doença.

 

Para além da doença aterosclerótica outras patologias cardíacas frequentes são a insuficiência cardíaca, as arritmias, as cardiopatias valvulares, as cardiomiopatias e outras.

 

Assim a consulta de um especialista de Cardiologia é importante quer para o diagnóstico e tratamento precoce de doença quer para a sua prevenção.

 

Os desportistas e os indivíduos que vão iniciar um programa de exercício físico deverão fazer no seu cardiologista uma avaliação prévia para prevenir complicações eventualmente graves (ex. morte súbita).