EXAMES

O Electrocardiograma (ECG) é um exame que permite detectar potenciais eléctricos gerados no coração. Para isso utilizam-se eléctrodos que são colocados na pele em determinadas localizações (membros e tórax). Por combinação destes eléctrodos obtêm-se «derivações» que correspondem a diferentes formas de analisar o estímulo eléctrico ao longo do ciclo cardíaco. O ECG consiste no registo dessa actividade eléctrica.

 

A análise do ECG pode permitir detectar várias alterações como distúrbios do ritmo cardíaco (arritmias) e da condução do estímulo eléctrico (bloqueios), aumento da dimensão das cavidades cardíacas e da espessura das paredes, isquemia miocárdica (irrigação insuficiente do músculo cardíaco), etc.

 

O electrocardiograma é habitualmente realizado por um técnico de apoio ao cardiologista. A análise do registo e a elaboração do respectivo relatório é da responsabilidade do médico cardiologista.

 

O ECG não necessita de qualquer preparação especial, não tem quaisquer complicações e pode ser repetido múltiplas vezes sem qualquer risco.

 

O ECG é um exame rápido, de fácil realização, que pode fornecer muita informação importante.